top of page

De Gelo
 Instalação Multimedia

Estado sólido da água (gelo) em transição e transformação para o estado líquido.

Parte de uma reflexão do estado ambiental do nosso planeta, em consequência dos efeitos das alterações climáticas e do aquecimento global. Uma reflexão que leva também a uma urgência em informar e sensibilizar as pessoas, a arte possibilita esse efeito, na recriação e criação de imaginários, reais e digitais.

O dispositivo é constituído por um tabuleiro retangular, onde estão casas de papel e serve de suporte a uma estrutura, que suporta um bloco de gelo de 3 litros de água. 

Em cima do bloco de gelo, miniaturas de pessoas, colocadas ao acaso, esperam pacientemente a sua queda e morte, com o processo de derreter do gelo.
O tabuleiro ficará inundado de água, as casas sucumbiram a esse efeito e as pessoas dispostas ao acaso, pela queda que tiveram. Em analogia ao atual - e crescente - aumento do nível do mar, que provoca e vai provocar em muitas cidades com costa marítima, transformações radicais. 

IMG_5176.heic

Enquanto o gelo vai aquecendo e derretendo, vai cair sobre a forma de gotas de água líquidas no tabuleiro - o que fará com que as casas de papel se dissolvam com o aumento do nível da água. Em analogia ao atual - e crescente - aumento do nível do mar, que provoca e vai provocar em muitas cidades com costa marítima, transformações radicais.

 

Por outro lado, os humanos, representados pelos bonecos miniaturas do topo do gelo, vão escorregando e caindo. Como as pessoas que devido à seca extrema e/ou à subida do nível do mar, têm de abandonar as suas terras.

 

Um processo previsto, mas não controlável, tal como os efeitos das alterações climáticas. O espectador e observador, experimenta a obra sem nada poder fazer, sustentando uma curiosidade e expectativa, de quando vão cair os bonecos e as casas desaparecerem. Uma webcam filma a experiência em tempo real. Ligada a um computador em streaming para a internet. Uma vez mais, em alusão a como em Portugal, ainda vemos os efeitos das alterações climáticas, pelos ecrãs. 

Ao lado do dispositivo, uma placa com um QRCode, que leva ao canal de streaming, podendo assim o espectador e observador, levar a obra consigo e/ou aceder a ela, de onde quiser e enquanto ela durar. Um pouco como todos nós,  vemos os efeitos das alterações climáticas: à distância e na grande maioria das vezes, em ecrãs e nunca fisicamente, por sorte.

A instalação será anunciada e divulgada atempadamente e em vários meios, para quem queira assistir à distância num ecrã. O derreter do bloco de 3 litros, é feito em mais de 8 horas.

Pode ser visto um timelapse de um dos testes, aqui.

IMG_4985.heic
IMG_4984.heic
IMG_4993.heic
bottom of page